
ingredientes
- A primeira dica é preferir uma leitoa, ao invés de um leitão, na hora da compra. A carne da fêmea tem um aroma mais saboroso.
- Na hora da desossa, no começo, quem não tem prática é preciso ter paciência. Mauro Portela leva cerca de 40 minutos para tirar todos os ossos da leitoa. É preciso ter cuidado, passar a faca, de preferência bem afiada, perto dos ossos, para aproveitar o máximo de carne possível. A pele da barriga tem que ser retirada, pois é gordura. Quanto mais raspar, mais vai aproveitar a leitoa.
- Depois da desossa, é preciso costurar as partes para rechear. É importante dar pequenos pontos, começar pelo pé facilita. A costura com o barbante vai até o meio da leitoa e antes de rechear é preciso temperar a carne. A sugestão para o tempero é azeite, sal e limão. Já o recheio fica a gosto de quem está fazendo. Pode ser com pernil, calabresa, bacon, alho, pimenta, sal, hortelã, sal grosso. O ideal é colocar tudo em um recipiente grande e misturar com um pouco de limão. Para rechear a leitoa, comece pela cabeça.
modo de preparo
Depois desse tempo todo, chega a hora de levar a leitoa à mesa. Abacaxi, arroz, farofa e pururuca são os complementos ideias. Na hora de cortar, a dica é usar uma faca elétrica, mas qualquer outra com uma boa serra funciona.
Quem comeu garante que o tempo de preparo vale a pena.
0 comentários:
Postar um comentário