domingo, 5 de junho de 2011

GALINHA MINEIRA

Galinha mineiraIngredientes:
·2 cubinhos de caldo de galinha; 1xícara de quirera de milho (canjiquinha, xerém); 1 cebola média picada; 1 kg de frango (coxa e sobrecoxa); 3 colheres (sopa) de óleo; 3 tomates (sem pele e sem sementes) picados; 2 cplheres (sopa) de salsa picada; alho e sal.
Modo de Preparo:
Tempere o frango com alho e sal. Deixe tomar gosto.Em uma panela de pressão, dissolva o caldo de galinha em 1 litro de água fervente. Junte a quirera e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos.Reserve. Doure a cebola e coloque na quirera. Frite o frango em bastante óleo para dourar de todos os lados.Coloque os pedaços na quirera. Na panela que fritou os pedaços de frango, coloque os tomates e 2 xícaras de água fervente e deixe soltar as raspas de frango.Coloque tudo na panela da quirera e volte a cozinhar sem pressão, agora com tudo dentro, até o frango ficar macio.

PATO COM LARANJA

Ingredientes:
1 colher (sopa) de banha; caldo de laranja; farinha de trigo; 1 limão; 1 colher (sopa) de manteiga; 1/2 xícara (chá) de molho de tomate; 1 pato; 1 colher (sopa) de tempero; 1/2 xícara (chá) de vinho.
Modo de Preparo:
De véspera, limpar e partir em pedaços o pato. Temperar com limão, vinho e tempero. No dia, esquentar bem a manteiga e a banha. Refogar e tostar os pedaços. Juntar aos poucos o caldo de laranja até amolecer. Engrossar o molho com farinha de trigo torrada.

BIFE ABAFADO

Ingredientes:

10 bifes de coxão mole; 1 cebola grande; 250 g de batata; 200 g de cenoura; 250 g de tomate; 100 g de azeitona; Temperos habituais.
Modo de Preparo:
Esfregue um pouco de sal em cada bife e deixe-os num prato.. Corte a cebola grande, em rodelas finas, e descasque as batatas e cenouras. Numa panela com um pouco de gordura derretida, arrume, fora do fogo, os ingredientes, da seguinte maneira: uma camada de bifes, uma de rodelas de cebolas e tomates, uma de batatas cortadas em rodelas grossas e uma de cenouras e azeitonas. E assim sucessivamente. Leve ao fogo muito fraco, tampando bem a panela. É preciso de vez em quando, sacudir um pouco a panela para que os bifes não grudem no fundo.